Tratamento do Câncer de Boca - Belém

Os pacientes que apresentam câncer de cabeça e pescoço ou malignidades hematológicas podem receber tratamento por meio de cirurgia, radioterapia (RT) e quimioterapia (QM). Essas terapias podem ser combinadas ou realizadas de forma isolada, dependendo do tipo e da severidade do caso.

A mucosa oral frequentemente apresenta alterações inflamatórias decorrente do tratamento da radio ou quimioterapia. A odontologia poderá ajudar, tanto com medidas profiláticas, quanto terapêuticas.

O tratamento com QM e RT é acompanhado comumente de sintomas e complicações bucais, como dor, ulcerações, fissuras, dificuldade de alimentação e deglutição, gerando impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes.

Essas complicações são oriundas de uma reação dos tecidos e estruturas bucais aos efeitos citotóxicos da radiação e dos compostos dos quimioterápicos.

Quando elas ocorrem, causam grande desconforto e podem inclusive comprometer a continuidade do tratamento da lesão principal devido aos sintomas bastante desagradáveis.

No entanto, tudo isso pode ser evitado e até prevenido. entre em contato conosco e saiba mais sobre isso.

As complicações bucais mais frequentes são a mucosite, xerostomia, candidíase, cárie de radiação e osteorradionecrose, em ordem decrescente de frequência.

A fim de minimizar o desconforto do tratamento antineoplásico, medidas de prevenção e tratamento são fundamentais para auxiliar o paciente na recuperação e luta contra uma doença que por si só é altamente debilitante.

Osteonecrose de mandíbula, uma condição séria e de difícil tratamento.

Nesse momento tão difícil de lutar contra uma doença tão assustadora, conte com osso suporte para passar por esta situação com um mínimo de desconforto e com a preparação necessária para evitar possíveis complicações.

No INCOM, nós nos preocupamos com o seu bem estar.

TOP