Clareamento Dental

O clareamento dentário ocorre através de uma reação química e deve ser monitorado de perto pelo seu dentista.

O clareamento dental é o processo de clarear a cor dos dentes naturais. O clareamento geralmente é desejável quando os dentes ficam amarelados ao longo do tempo por várias razões e pode ser alcançado alterando a cor intrínseca ou extrínseca do esmalte dentário.

O peróxido de hidrogênio é o ingrediente ativo mais comumente usado em produtos de clareamento e é entregue como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. 

O peróxido de hidrogênio é análogo ao peróxido de carbamida, pois é liberado quando o complexo está estável em contato com a água. Quando se difunde no dente, o peróxido de hidrogênio atua como um agente oxidante que se decompõe para produzir radicais livres instáveis.

Nos espaços entre os sais inorgânicos no esmalte dos dentes, esses radicais livres instáveis se ligam a moléculas de pigmento orgânico, resultando em componentes pequenos e menos fortemente pigmentados. Refletindo menos luz, essas moléculas menores criam um "efeito clareador".

Para que o tratamento clareador seja bem-sucedido, você deverá ser diagnosticado corretamente, para então haver a indicação do tratamento, tipo, intensidade e o local de clareamento dentário.

A exposição ao tempo e a concentração do composto clareador determina o ponto final do clareamento dental.O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira específica, ou uma combinação entre ambos.

O clareamento dos dentes é um procedimento pouco invasivo e que pode ser justamente o que você está procurando para dar aquele Up na autoestima!

Por que fazer o clareamento dental?

Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso bonito. No decorrer da vida, somos expostos a inúmeros corantes que podem levar à pigmentação dos dentes. Desta forma, o clareamento dental é a melhor forma de restabelecer a cor inicial dos dentes, recuperando assim aquela vontade de sorrir novamente.

Para quem o clareamento dental é indicado?

Não existem muitas barreiras que impeçam o paciente de realizar o clareamento dental, desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias

O clareamento dental é uma forma de melhor a aparência que recuperam a autoestima e a vontade de sorrir novamente.

Nele, são utilizados produtos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.

Dentes brancos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima em um piscar de olhos.

Outro ponto importante a ser destacado é que o clareamento dos dentes, apesar de muitas vezes ser algo procurado pelos próprios pacientes, é um procedimento que deve ser indicado e acompanhado por um profissional especialista da área.

O que esperar do resultado?

A grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeito com o resultado, afinal, a sensação de dentes extremamente limpos e livres de manchas é impagável.

O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento.

Portanto, é importante seguir à risca as orientações do seu dentista após o procedimento para que tudo saia conforme o planejado

Tipos de Clareamento Dental

O clareamento dental pode ser feito interna ou externamente, seu dentista irá avaliar e determinar a indicação deles.

 

Clareamento interno x externo

A diferença entre eles é que o clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal. Dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional.
Quanto ao externo, é quando a técnica é realizada por fora do dente. Pode ser feito no consultório ou em casa realizado pelo paciente com auxílio de moldeiras confeccionadas por seu dentista nas quais se coloca o produto clareador.

O clareamento dental geralmente é realizado em consultório, sendo supervisionado pelo seu dentista.

 

 

 

Clareamento no consultório

É realizado por meio de produtos químicos, dos quais o principal é o peróxido de hidrogênio, cuja determinação é feita pelo profissional de acordo com cada caso.

Clareamento caseiro

Apesar de muita gente se deixar levar por métodos encontrados na internet sem orientação profissional alguma, é preciso ter muito cuidado.

A utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem nada eficientes, podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva. Usa-se uma moldeira e gel clareador para a realização do procedimento.

A moldeira é um dispositivo de silicone feito sob medida pelo profissional, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente.

Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à uma hora. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

Sensibilidade dentária e clareamento

Aquela dorzinha aguda ao consumir alimentos com temperaturas muito extremas é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição bastante comum e que pode ser uma consequência do clareamento dental, daí a necessidade de uma supervisão profissional

Por que isso acontece?

Vários fatores podem estar associados à sensibilidade nos dentes, principalmente se essa condição já existia antes do tratamento há algum tempo.

No entanto, quando se trata da sensibilidade causada pelo clareamento dental, é preciso levar em conta a interferência de elementos mais específicos.

Os níveis de concentração do peróxido de hidrogênio presente no gel clareador e o tempo que esse gel fica em contato com a superfície dentária podem influenciar bastante no processo.

O CLAREAMENTO CAUSA UMA DESMINERALIZAÇÃO SUPERFICIAL DO ESMALTE DENTÁRIO, SENDO UM DOS MOTIVOS PARA QUE A SENSIBILIDADE APAREÇA

 

.

Cuidados com os dentes sensíveis

Um quadro de sensibilidade precisa de atenção e alguns cuidados, afinal ninguém quer os dentes doendo. Para isso, utilizamos um protocolo personalizado de clareamento, que visa impedir que desconfortos venham a ocorrer.

No INCOM, contamos também com protocolos para tratamentos de sensibilidade dentária, sejam eles decorrentes do clareamento ou até mesmo, sensibilidade que o paciente já tenha apresentado anteriormente

TOP