Protocolo Dentário (Dentadura fixa ou Protocolo All-On-Four)

O protocolo dentário ou dentadura fixa por implantes é uma modalidade de tratamento na qual são instalados implantes dentários que servirão de suporte para uma dentadura fixa para repor todos os dentes perdidos de forma rápida, segura e eficiente

As vantagens da prótese protocolo são inúmeras, ela permitirá que você recupere a vontade de sorrir novamente, mastigar com eficiência e segurança, recuperando a sua autoestima, eliminando as preocupações com situações embaraçosas geradas pelo deslocamento da dentadura.

Figura 1: A prótese protocolo é um tipo de dentadura especial que é fixa na boca através de implantes dentários. Ela não solta da boca, não machuca, melhora a mastigação e a estética do sorriso.

A prótese protocolo é ideal para você se:

Tem dentaduras soltas que afetam sua qualidade de vida

  • Tem doença grave na gengiva e dentes com extração indicada
  • Sofreram perda óssea do maxilar devido à perda de dentes
  • Têm coroas e pontes falhadas, juntamente com dentes soltos que precisam ser extraídos
  • Foi informado de que você não tem osso suficiente para implantes dentários

Você pode ser adequado para o tratamento com prótese fixa se:

  • Quer uma solução econômica para recuperar uma boca cheia de dentes e fia
  • Quer comer os alimentos que costumava comer antes, como maçãs ou nozes
  • Quer uma solução previsível
  • Quer ir embora no mesmo dia com dentaduras fixas que lhe devolvem a liberdade de mastigar e sorrir

Figura 2: Volte a mastigar e a sorrir novamente com confiança e tenha sua autoestima de volta. No INCOM você pode.

Veja aqui 10 vantagens da prótese protocolo:

  • Recupera a estética do seu sorriso
  • Recupera a qualidade da mastigação (recupera 80% a 90% da força mastigatória perdida em consequência da perda dos dentes
  • Recupera a sua autoestima e segurança, como a prótese é fixa, não corre o risco de sair da boca, causando situações embaraçosas
  • Rejuvenesce a face, a perda do dente leva a um envelhecimento precoce deixando a boca murcha e sem suporte dos lábios, que são recuperados com a instalação da prótese protocolo
  • Preserva o osso residual, devido aos estímulos favoráveis conferidos pelos implantes
  • Melhora a fala
  • Melhora problemas articulares e dores na face com a reabilitação funcional da oclusão dentária
  • Tratamento rápido, podendo sair com uma prótese nova e fixa em um único dia
  • Não existe restrição de idade, sendo indicada principalmente para pacientes idosos que perderam seus dentes a algum tempo
  • Versatilidade, podendo ser realizada na arcada superior e inferior com diversas possibilidades de tratamento

Figura 3: A prótese protocolo é confortável, segura e muito mais funcional que uma dentadura convencional. Em apenas um único dia você é capaz de transformar seu sorriso e recuperar sua qualidade de vida.

Para quem essa prótese está indicada?

Para todas as pessoas que perderam seus dentes ou possuem poucos elementos dentários residuais que tenham indicação de remoção seja por problemas como cárie e doença na gengiva ou por não serem viáveis no planejamento protético.

Qual custa o tratamento com a prótese protocolo?

Os orçamentos são individualizados, baseados na condição e objetivos de cada paciente. O importante é saber que é uma alternativa com custo X benefício, seja comparado com a reabilitação individual dente-a-dente por usar um número reduzido de implantes, ou até comparado aos custos de confecção de próteses novas de tempos em tempo devido ao desgaste e necessidade de trocas de próteses antigas.

A melhor forma de fazermos isso é agendando uma consulta para conversarmos sobre estas possibilidades.

O que é exatamente uma prótese protocolo?

A prótese protocolo é um tipo de prótese fixa que será suportada por implantes dentários que estão indicadas para qualquer pessoa que tenha perdido ou venha a perder todos os dentes em uma mesma arcada.

O protocolo dentário é uma solução moderna e esteticamente viável com o objetivo de reabilitar os dentes de um paciente, funcionando como uma dentadura fixa sobre uma barra de titânio repondo 10 a 12 dentes em uma única prótese fixa e estável que é parafusada nos implantes, mas que pode ser removida a qualquer momento pelo seu dentista.

Figura 4: Na prótese protocolo, implantes dentários são instalados nos maxilares e esses implantes passarão a sustentar a prótese e as forças mastigatórias de forma estável. Você não terá mais medo de sorrir novamente.

De que é feita a prótese protocolo?

A prótese protocolo pode ser confeccionada com uma gama de materiais, mas principalmente de resina acrílica com dentes pré-fabricados ou porcelana/zircônia geralmente sobre uma estrutura metálica de suporte.

As diferenças entre os materiais estão na estética, durabilidade, resistência, dureza e preço. Venha conversar conosco para conhecer melhor esses materiais e qual o tipo de prótese mais indicada para o seu caso e orçamento.

Quanto tempo leva o tratamento?

Uma das grandes vantagens da prótese protocolo é que em condições ideais, a prótese pode ser instalada no mesmo dia da cirurgia para instalação dos implantes. Em um único dia pode ser realizada a extração de dentes residuais, instalação dos implantes necessários e também a adaptação de uma prótese fixa sobre os implantes recém instalados. Essa prótese pode ser provisória ou definitiva.

Existem alguns pré-requisitos para instalar uma prótese imediata, como um osso de qualidade e uma estabilidade primária dos implantes com torque adequado, ou seja, temos que ter uma força adequada no aperto dos implantes para possibilitar uma carga imediata.

O que é a prótese All-On-Four?

O protocolo All-On-Four é uma técnica cirúrgica na qual a prótese protocolo é instalada sobre 04 implantes dentários com posicionamento tridimensional e distribuição de forças adequadas para suportar as cargas mastigatórias aplicadas na prótese.

Uma das vantagens dessa técnica é utilizar o máximo de osso residual e estabilidade primária sem a necessidade de reconstruções ósseas extensas com alta previsibilidade e espaço suficiente para higienização adequada dos implantes.

A técnica All-On-Four pode ser realizada nas arcadas superior e inferior. Na arcada superior, ela pode ser realizada com implantes convencionais, o All-On-Four convencional, com implantes zigomáticos ou Quad-Zigoma ou em técnicas híbridas com mistura de implantes convencionais ou implantes zigomáticos.

O mais importante, é você saber que existe uma gama de possibilidades para você realizar o tão sonhado sonho de ter uma prótese fixa mesmo em casos extremos de perdas ósseas. Venha para o INCOM e comece a tornar seu sonho uma realidade!

Figura 5: Na técnica All-On-Four, quatro implantes são instalados nos maxilares de forma planejada para que esses implantes sejam capazes de sustentar e suportar a prótese fixa e as forças oriundas da mastigação.

Existe risco de rejeição dos implantes?

NÃO! Essa resposta é um sonoro não, mas vamos entender um pouco melhor sobre isso. Muitas pessoas podem ficar com medo de realizar uma cirurgia dessas devido ao risco de rejeição dos implantes, seja por ter ouvido falar de um amigo ou conhecido ou por algum tipo de complicação que teve numa cirurgia prévia.

Os implantes dentários são feitos de titânio, um material biocompátivel que possui alta afinidade pelo tecido ósseo. De fato, após a instalação dos implantes, um processo de cicatrização irá ocorrer na interface implante e osso que resultará no processo de ósseointegração, que seria a união do tecido ósseo na superfície do implante.

Apesar de não serem rejeitados, os implantes instalados podem ser pedidos devido à instabilidade durante a instalação, infecção, trauma precoce, problemas de higienização, entre outras. Essas falhas podem ocorrer e levar a perda de algum implante, mas não são a rotina. Quando isto ocorre, não há impedimento de que em um momento oportuno, novos implantes possam ser instalados para repor este implante perdido. O importe é que mesma na ocorrência de algo desse tipo, haverá uma solução adequada para permitir a sua reabilitação planejada e desejada.

TOP