Implantes Zigomáticos

Os implantes zigomáticos são implantes mais longos que os implantes dentários e que são instalados no corpo do osso zigomático e não no osso alveolar da maxila como os implantes convencionais. Os implantes zigomáticos são mais longos e sua ancoragem se dá no corpo do osso zigomático, um osso de densidade ideal que não sofre perdas significativas no decorrer do tempo como o observado no osso alveolar.

Os implantes zigomáticos são instalados em uma área um pouco mais distante da boca onde na maioria das vezes o osso é preservado, sendo uma alternativa rápida e eficaz para a reabilitação de pacientes edêntulos

Quais as vantagens dos implantes zigomáticos?

A principal vantagem do implante zigomático é que ele é instalado em uma região na qual ocorre mínima perda óssea e mantém um osso de qualidade (osso do tipo I), permitindo uma ótima estabilidade primária e limitadas complicações trans e pós-operatórias.

Enquanto o osso alveolar, que é o osso aonde estavam inseridos previamente os dentes, se perde quase completamente do decorrer do tempo após a extração do dente, o mesmo não ocorre com o osso zigomático. Enquanto o osso alveolar existe em função do dente e uma vez que esse dente é removido ele perde a função e o corpo gradativamente vai reabsorvendo-o. Para se ter ideia, é estimada uma perda de 50% a 60% de volume do osso alveolar nos primeiros 6 meses após a extração dentária. 

Figura 2: O osso zigomático sofre pouca perda no decorrer o tempo, mesmo após as perdas dentais, fornecendo um osso em quantidade e qualidade adequada para instalação de implantes para a reabilitação dentária

Qual a finalidade do implante zigomático?

O implante zigomático é um recurso extremamente eficiente utilizado com a finalidade de utilizar osso residual para instalação de implantes para reabilitação dentária sem a necessidade de reconstruções ósseas extensas.

Para a instalação de um implante dentário convencional, é necessário um mínimo de altura e espessura de osso para a instalação do parafuso do implante. Na deficiência de osso em qualquer um desses planos, haverá a necessidade de uma reconstrução óssea para instalar implantes dentários convencionais. Por requerer uma regeneração óssea prévia ou concomitante com a instalação do implante, a reabilitação dentária deverá ser postergada até a ósseointegração adequada, aumentarão os custos e o trauma cirúrgico, havendo a possibilidade de ter que realizar múltiplas cirurgias até a reabilitação final.

Para quem estão indicados os implantes zigomáticos?

  • Pessoas com grande reabsorção do osso alveolar
  • Pessoas que irão utilizar próteses protocolos ou parciais fixas sobre implantes
  • Perdas ósseas decorrentes de traumas ou tumores

Figura 3:O implante zigomático está indicado para qualquer pessoa que tenha perdido os dentes superiores e necessite de uma prótese fixa na boca. Recupere a confiança e a vontade de sorrir com a segurança e conforto de uma prótese que não solta da boca

 

Versatilidade dos implantes zigomáticos

Uma das principais indicações dos implantes zigomáticos está na reabilitação de prótese protocolo superior na qual, devido uma reabsorção óssea acentuada da maxila, existe pouco osso residual para instalação de implantes convencionais.

A técnica de protocolo superior All-On-Four é uma técnica cirúrgica na qual a prótese é instalada sobre 04 implantes dentários distribuídos adequadamente para suportar as cargas de forças oriundas da mastigação dentária.

A técnica All-On-Four pode ser realizada com grande versatilidade na arcada superior utilizando 04 implantes zigomáticos chamada Quad-Zigoma, de forma híbrida com um mix de implantes zigomáticos, implantes convencionais e implantes transnasais.

Essa versatilidade é fundamental que possibilita a tão sonhada reabilitação dentária que você busca com uma gama de possibilidades para a sua tão sonhada prótese fixa mesmo em casos extremos de perdas ósseas.

Figura 4: Os implantes zigomáticos são bastante versáteis e podem ser utilizados conforme a necessidade em uma combinação personalizada para cada paciente, sendo uma excelente alternativa para aqueles que perderam os dentes a muito tempo e resta pouco osso residual

 

Como são realizados os Implantes Zigomáticos?

Fundamentalmente, os implantes zigomáticos são realizados de forma similar aos implantes dentários convencionais. O cirurgião irá fazer um acesso cirúrgico, que é um corte na gengiva e depois usará uma sequencia de brocas para preparar o leito ósseo aonde será inserido o implante zigomático.

Contudo, devido ao zigoma está localizado um pouco mais distante do osso alveolar, o implante zigomático poderá ser realizado com anestesia local, anestesia local + sedação ou anestesia geral. Neste último caso, o paciente precisará ser internado para passar pelo procedimento cirúrgico.

Para saber qual a melhor condição para a realização do seu procedimento, é melhor conversar com seu cirurgião que saberá informar as vantagens e desvantagens de cada técnica.

Figura 5: Assim como qualquer prótese protocolo, os implantes zigomáticos podem ser submetidos a carga imediata sempre que atenderem os princípios de estabilidade necessários para sua instalação.

 

Posso realizar carga imediata com Implantes Zigomáticos?

SIM! Por ser realizado em osso residual de densidade adequada, ou seja, osso tipo I, os implantes zigomáticos poderão ser submetidos a carga imediata respeitando os princípios para a realização da carga imediata.

De forma geral, os implantes zigomáticos são a melhor alternativa para a realização de carga imediata quando o osso alveolar maxilar residual não permite a utilização de implantes convencionais para a confecção de uma prótese protocolo.

O protocolo dentário é aquela modalidade de reabilitação oral na qual são instalados implantes dentários que servirão de ancoragem para a fixação de uma dentadura fixa a fim de repor os dentes perdidos de forma rápida, segura e eficiente.

O protocolo dentário é uma solução atual e moderna com estética e conforto adequados para reabilitar os dentes perdidos do paciente, funcionando como uma dentadura fixa e parafusada sobre o conjunto dos implantes instalados.

As vantagens da prótese protocolo são inúmeras, ela permitirá que você recupere a vontade de sorrir novamente, mastigar com eficiência e segurança, recuperando a sua autoestima e eliminando as preocupações com situações embaraçosas geradas pelo deslocamento da prótese.

Se você sofre com dentaduras instáveis na boca, não consegue mastigar adequadamente, se sente envergonhado com a aparência e sofre de baixa autoestima devido aos problemas dentários que apresenta, agende uma consulta conosco e tenha acesso a uma variedade de tratamentos para realizar o seu grande sonho.

TOP