Lente de Contato Dentária

As lentes de contatos dentárias são laminados ultrafinos utilizados para restabelecer a forma e estética dentária causando um desgaste mínimo nos dentes.

A busca pelo aperfeiçoamento do sorriso conta com aliados importantes no consultório odontológico. Entre esses recursos, estão as “lentes de contato dentárias“, expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos”.

As lentes de contato dentárias possuem essa nomenclatura, pois são laminados cerâmicos ultrafinos que são aplicados sobre a superfície do dente após um preparo mínimo dos dentes que receberão o tratamento.

As lentes de contato dentária são utilizadas para recobrir manchas, corrigir imperfeições em um ou mais dentes, melhorar a forma de dentes desgastados e promover uma melhora na estética do sorriso. As lentes de contato podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança.

O que é a lente de contato dentária?

As lentes de contatos dentárias recebem esse nome por serem comparadas em espessura às lentes de contato oculares.

Consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes.
Por serem muito finas, são comparadas às lentes de contato ocular, daí o motivo de ter recebido esse nome.
Existem indicações precisas para a indicação das lentes de contato e um bom dentista saberá indicar quanto utilizá-las. 


De que as lentes de contato dentárias são feitas?

Existem dois tipos de lente de contato dentária: com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material dependerá dos objetivos do tratamento.

Como é feita a lente de contato dentária?

As lentes de contatos dentárias devem combinar com o rosto, os lábios e a personalidade da pessoa.

Primeiramente, o cirurgião-dentista deve entender os motivos que levaram o paciente a optar pelas lentes de contato dental e avaliar se este é, realmente, o procedimento mais vantajoso e adequado para o caso.

Caso o uso dos laminados seja válido, o profissional analisa a forma e a cor ideal das lentes de contato dentais para cada paciente, visto que o laminado deve combinar com o rosto, os lábios e a personalidade da pessoa.

Com isso, se dá início ao tratamento passando pelas fases de preparo dos dentes, mock-up (consiste numa espécie de modelo prévio da reabilitação final para avaliar a adaptação do paciente), produção, cimentação.


Quem pode usar as lentes de contato dentárias?

O tratamento com lente de contato dentária somente é indicado para pequenas correções estéticas de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor que não foram resolvidas por outros tratamentos.

Grandes desvios estéticos, como dentes tortos, ainda precisam de um tratamento ortodôntico prévio. É também muito importante que a estrutura dentária que irá receber as lentes, esteja saudável e resistente.
Então, o mais comum é que a lente de contato seja utilizada para corrigir:

  • Afastamento: fechamento avantajado de espaços entre dentes, que são diastemas
  • Tamanho: aumento de comprimento e largura dos dentes
  • Textura: correções na textura dos dentes desgastados
  • Forma: correção de dentes quebrados ou lascados
  • Cor: alterações de manchas ou cores escurecidas

Quanto tempo dura a lente de contato dentária?

As lentes de contato dentária têm boa durabilidade, mas os cuidados que o paciente deve ter com elas são imprescindíveis para a longevidade.

A duração está diretamente ligada à manutenção da higiene oral adequada, e visitas periódicas ao cirurgião-dentista, podendo durar até 10 anos.

Alguns hábitos podem encurtar a duração das “lentes”: é o caso de roer unhas, morder alimentos ou objetos duros e consumir excessivamente produtos capazes de provocar manchas.

TOP