Extração do Dente do Siso

A cirurgia oral é a parte da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial que inclui procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas, geralmente realizadas em consultório odontológico sob anestesia local.

Estes procedimentos incluem:

  • Extrações dentárias
  • Extrações do dente do siso (3º molar)
  • Tracionamento de dentes inclusos
  • Cirurgia de freio lingual e labial
  • Cirurgias pré-protéticas
  • Cirurgia parendodôntica
  • Instalação de placas e mini implantes ortodônticos

Cirurgia dos dentes inclusos (Dente do siso)

O dente do siso ou terceiro molar, geralmente é o último dente a nascer, e, muitas vezes falta espaço para isso. Com a erupção parcial do dente, a higiene é prejudicada e um processo infeccioso/inflamatório pode se instalar na região.

Por definição, dente incluso ou retido é aquele dente que chegado o período esperado de erupção na boca, esse dente permanece parcial ou totalmente incluso (dentro) do osso e/ou gengiva.

Os terceiros molares, também chamados de dente do siso, são os dentes que mais se encontram nesta condição, mas todos os demais dentes podem não erupcionar e necessitar de um tratamento cirúrgico.

Essa cirurgia pode ser realizada para remoção ou aproveitamento desses dentes.



Por serem os últimos dentes a erupcionar (nascer), muitas vezes falta espaço suficiente para erupção dos terceiros molares e estes poderão permanecer retidos na boca. Em algumas situações, a remoção dos dentes do siso pode ser indicada par facilitar o tratamento ortodôntico, a instalação de uma prótese ou por estar associados a inflamações gengivais constantes, as chamadas pericoronarites.

extracao-do-dente-do-siso

Simulação de um tracionamento de dente incluso com finalidade ortodôntica.

Extracao do dente do siso

Outros dentes também podem estar inclusos, como os caninos, pré-molares ou qualquer dente na arcada que por falta de espaço ou por algum impedimento mecânico (como um cisto ou tumor por exemplo), não conseguem nascer.

Dependendo do caso, esse dente pode desempenhar um papel importante na mordida, assim, uma cirurgia poderá ajudar na preservação desses dentes.

Essa cirurgia visa a ajudar a ortodontia a trazer esse dente para sua posição na arcada.

Em relação aos dentes inclusos, os procedimentos podem requerer a extração do dente, muito comumente realizado nos dentes do siso, ou também manobras de facilitação ou tracionamento para que o dente possa assumir sua posição na boca.

A decisão deve ser de comum acordo entre o cirurgião e o ortodontista ou pediatra na maioria das vezes. No INCOM, você poderá conversar com nossos especialistas para saber qual tratamento se enquadra melhor no seu caso.

No INCOM, iremos avaliar o seu caso minuciosamente, e havendo a possibilidade de manter o dente, iremos discutir com você essas possibilidades.

No entanto, caso a extração seja mesmo recomendada, você poderá ficar tranquilo que será submetido a um procedimento cirúrgico rápido e indolor.

Essa é uma das vantagens de ser atendido por um cirurgião bucomaxilo, que é treinado em boas práticas de técnicas anestésicas e possui habilidades técnicas de cirurgia que tornam o procedimento menos traumático.

Com isso, sua recuperação tende a ser mais rápida também.

As cirurgias para extração ou aproveitamento de dentes são procedimentos de relativa complexidade, que nas mãos de um cirurgião bucomaxilo são realizadas de forma rápida, indolor e menos traumáticas.

Saiba um pouco mais sobre a cirurgia do dente do siso

A extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico para remover um ou mais dentes do siso - os últimos quatro dentes permanentes localizados na porção posterior de cada canto da boca, na parte superior e inferior.

Se um dente do siso não tem espaço para nascer (dente do siso impactado), poderá resultar em dor, infecção ou outros problemas dentários, e você provavelmente precisará removê-lo.

A extração do dente do siso é um procedimento complexo e deverá ser feita por um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

Para evitar possíveis problemas futuros, alguns dentistas e cirurgiões orais recomendam a extração do dente do siso, mesmo que os dentes impactados não estejam causando problemas no momento, visto que eles frequentemente apresentam problemas e estes podem ser evitados no futuro quando o paciente é mais velho e poderá apresentar outros problemas de saúde e a recuperação poderá ser mais difícil.

Por que a cirurgia é necessária?

Dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes permanentes a aparecer (entrar em erupção) na boca. Esses dentes geralmente aparecem entre 17 e 25 anos. Algumas pessoas poderão nunca desenvolver os dentes do siso. Para outros, os dentes do siso entram em erupção normalmente - assim como seus outros molares - e não causam problemas.

Muitas pessoas desenvolvem dentes do siso impactados - dentes que não têm espaço suficiente para entrar em erupção na boca ou se desenvolver normalmente. Os dentes do siso impactados podem entrar em erupção apenas parcialmente ou não.

Um dente do siso impactado pode:

  • Crescer em ângulo em direção ao próximo dente (segundo molar)
  • Crescer em ângulo em direção à parte posterior da boca
  • Crescer em ângulo reto com os outros dentes, como se o dente do siso estivesse "deitado" dentro do maxilar
  • Crescer para cima ou para baixo como outros dentes, mas fique preso no maxilar

Quais os problemas com dentes do siso impactados?

Você provavelmente precisará de seu dente do siso impactado se resultar em problemas como:

  • Dor
  • Prendendo alimentos e detritos por trás do dente do siso
  • Infecção ou doença gengival (doença periodontal)
  • Cárie dentária em um dente do siso parcialmente erupcionado
  • Dano a um dente próximo ou osso circundante
  • Desenvolvimento de um saco cheio de líquido (cisto) ao redor do dente do siso
  • Complicações com tratamentos ortodônticos para endireitar outros dentes

Riscos da cirurgia do dente do siso

A maioria das extrações de dente do siso não resulta em complicações a longo prazo. No entanto, a remoção dos dentes do siso impactados ocasionalmente requer uma abordagem cirúrgica que envolve fazer uma incisão no tecido da gengiva e remover o osso.

Por isso, no INCOM utilizamos um protocolo pré, trans e pós-operatório para minimizar a ocorrência dessas complicações.  Raramente, as complicações podem incluir:

  • Cavidade seca dolorosa ou exposição óssea quando o coágulo de sangue pós-cirúrgico é perdido no local da ferida cirúrgica (alveolite)
  • Infecção no alvéolo por bactérias ou partículas de comida presas
  • Danos nos dentes, nervos, maxilares ou seios nasais próximos (raros)

Como você se prepara para a cirurgia do dente do siso?

Seu dentista pode executar o procedimento no consultório. No entanto, se o seu dente sofrer um impacto profundo ou se a extração exigir uma abordagem cirúrgica profunda, o dentista poderá sugerir que você procure um cirurgião oral. Além de tornar a área entorpecida com anestesia local, seu cirurgião pode sugerir sedação para permitir que você se sinta mais confortável durante o procedimento.

Perguntas a serem feitas:

  • Quantos dentes do siso precisam ser removidos?
  • Que tipo de anestesia receberei?
  • Quão complicado você espera que o procedimento seja?
  • Quanto tempo dura o procedimento?
  • Os dentes do siso impactados causaram danos a outros dentes?
  • Existe o risco de eu ter danos nos nervos?
  • Que outros tratamentos dentários posso precisar em uma data posterior?
  • Quanto tempo leva para curar completamente e retornar à atividade normal?

Preparando-se para a cirurgia do dente do siso

A extração do dente do siso é quase sempre realizada como procedimento ambulatorial. Isso significa que você vai para casa no mesmo dia.

Você receberá instruções da equipe do hospital ou da clínica odontológica sobre o que fazer antes da cirurgia e no dia da sua cirurgia programada.

Faça estas perguntas:

  • Precisarei tomar providências para que alguém me leve para casa após o procedimento?
  • Quando preciso chegar à clínica odontológica ou hospital?
  • Preciso evitar comer ou beber líquidos ou ambos (rápido)? Se sim, quando começo?
  • Posso tomar meus medicamentos prescritos antes da cirurgia? Em caso afirmativo, quanto tempo antes da cirurgia  posso tomar uma dose?
  • Devo evitar qualquer medicamento sem receita médica antes da cirurgia?

O que você pode esperar da cirurgia do dente do siso

Durante o procedimento
O seu dentista ou cirurgião oral pode usar um dos três tipos de anestesia, dependendo da complexidade esperada da extração do dente do siso e do seu nível de conforto.

As opções incluem:

Anestesia local: O seu dentista ou cirurgião oral administra anestesia local com uma ou mais injeções perto do local de cada extração. Antes de receber uma injeção, seu dentista ou cirurgião provavelmente aplicará uma substância em suas gengivas para entorpecê-las. Você está acordado durante a extração do dente. Embora você sinta alguma pressão e movimento, não deve sentir dor.

Anestesia por sedação: O seu dentista ou cirurgião oral fornece anestesia por sedação através de uma linha intravenosa (IV) no seu braço. A anestesia por sedação suprime sua consciência durante o procedimento. Você não sente dor e terá pouca memória do procedimento. Você também receberá anestesia local para entorpecer suas gengivas.

Anestesia geral: Em situações especiais, você pode receber anestesia geral. Você pode inalar medicamentos pelo nariz ou ter uma linha intravenosa no braço, ou ambos. Então você perde a consciência. Sua equipe cirúrgica monitora de perto sua medicação, respiração, temperatura, fluidos e pressão arterial. Você não sentirá dor e não terá memória do procedimento. A anestesia local também é administrada para ajudar no desconforto pós-operatório.

Durante a extração do dente do siso, seu cirurgião bucomaxilo fará:

  • Uma incisão no tecido da gengiva para expor o dente e o osso
  • Remove osso que bloqueia o acesso à raiz do dente
  • Divide o dente em seções se for mais fácil remover em pedaços
  • Remove o dente
  • Limpa o local do dente removido de quaisquer detritos do dente ou osso
  • Costura a ferida fechada para promover a cura, embora isso nem sempre seja necessário
  • Coloca gaze sobre o local de extração para controlar o sangramento e ajudar a formar um coágulo sanguíneo

Após o procedimento

Se você receber anestesia de sedação ou anestesia geral, será levado para uma sala de recuperação após o procedimento. Se você tiver anestesia local, é provável que seu breve tempo de recuperação na cadeira odontológica.

Ao se recuperar da cirurgia, siga as instruções do dentista em:

Sangramento: Pode ocorrer uma exsudação de sangue no primeiro dia após a remoção do dente do siso. Tente evitar cuspir excessivamente para não desalojar o coágulo de sangue do soquete. Substitua a gaze sobre o local de extração, conforme indicado pelo seu dentista ou cirurgião oral.

Manejo da dor: Você pode gerenciar a dor com um analgésico de venda livre, como acetaminofeno (Tylenol, outros) ou um medicamento para dor prescrito pelo seu dentista ou cirurgião oral. A prescrição de analgésicos pode ser especialmente útil se o osso tiver sido removido durante o procedimento. Segurando uma bolsa de gelo contra a mandíbula também pode aliviar a dor.

Inchaço e hematomas: Use uma bolsa de gelo conforme indicado pelo seu dentista ou cirurgião. Qualquer inchaço das bochechas geralmente melhora em dois ou três dias. As contusões podem levar vários dias para serem resolvidas.

Atividades: Após a cirurgia, planeje descansar pelo resto do dia. Reinicie as atividades normais no dia seguinte, mas por pelo menos uma semana, evite atividades extenuantes que possam resultar na perda do coágulo de sangue do soquete.

Bebidas: Beba muita água após a cirurgia. Não beba bebidas alcoólicas, cafeinadas, gaseificadas ou quentes nas primeiras 24 horas. Não beba com canudo por pelo menos uma semana, porque a ação de sugar pode desalojar o coágulo de sangue do soquete

Comida: Coma apenas alimentos macios, como iogurte, vitamina ou até o açaí, durante as primeiras 24 horas. Comece a comer alimentos pastosos quando puder tolerá-los. Evite alimentos duros, chicletes, alimentos quentes ou picantes que possam ficar presos ou irritar a ferida.

Limpando a boca: Não escove os dentes, lave a boca, cuspa ou use enxaguatório bucal nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Normalmente, você será instruído a continuar a escovar os dentes após as primeiras 24 horas. Seja particularmente cuidadoso perto da ferida cirúrgica ao escovar e enxague delicadamente a boca com água morna e salgada a cada duas horas e após as refeições por uma semana.

Uso do tabaco: Se você fuma, não o faça por pelo menos 72 horas após a cirurgia - e aguarde mais tempo se possível. Se você mascar tabaco, não o use por pelo menos uma semana. O uso de produtos de tabaco após cirurgia oral pode atrasar a cicatrização e aumentar o risco de complicações.

Pontos: Você pode ter pontos que se dissolvem dentro de algumas semanas ou nenhum ponto. Se for necessário remover os pontos, agende uma consulta para tirá-los.

Quando ligar para o seu cirurgião

Ligue para o seu cirurgião bucomailo se sentir algum dos seguintes sinais ou sintomas, que podem indicar uma infecção, lesão nervosa ou outra complicação grave:

  • Dificuldade em engolir ou respirar
  • Sangramento excessivo
  • Febre
  • Dor intensa não aliviada pelos medicamentos prescritos para a dor
  • Inchaço que piora após dois ou três dias
  • Um gosto ruim na boca não é removido com água salgada
  • Pus dentro ou escorrendo do soquete
  • Dormência persistente ou perda de sensibilidade
  • Sangue ou pus na secreção nasal

Resultado

Você provavelmente não precisará de uma consulta de acompanhamento após a extração do dente do siso se:

  • Você não precisa de pontos removidos
  • Não surgiram complicações durante o procedimento
  • Você não experimenta problemas persistentes, como dor, inchaço, dormência ou sangramento - complicações que podem indicar infecção, danos nos nervos ou outros problemas
  • Se surgirem complicações, entre em contato com seu dentista ou cirurgião oral para discutir as opções de tratamento.
TOP