Cirurgia Fratura de Face
O trauma facial ocorre decorrente de inúmeros fatores, como os acidentes de trânsito, quedas, agressões físicas, acidentes esportivos, etc.
Eles podem comprometer vários ossos da face, provocando grande perda funcional, dor e se não tratados adequadamente, podem levar a sequelas e assimetrias severas.
A fratura facial pode requerer tratamento rápido e um cirurgião experiente no trauma poderá ajudá-lo a conduzir essa situação da melhor maneira possível.
Como é o tratamento das fraturas da face?
A maioria das fraturas faciais é tratada cirurgicamente, no qual os ossos fraturados são reposicionados e mantidos em posição com a utilização de pequenas placas e parafusos de titânio. As incisões podem ser feitas por dentro da boca, conjuntiva (órbita), ou na pele, mas geralmente em regiões estéticas que deixam cicatrizes imperceptíveis ou difíceis de serem identificadas.
A utilização de placas e parafusos permitem que o paciente saia da cirurgia de boca aberta, sem necessidade de fixação intermaxilar (trancar a mordida).
Geralmente o paciente irá apresentar algum inchaço local, alguma deformidade no rosto poderá ficar aparente e a mordida pode ficar alterada.
Não são raros os casos em que fraturas acontecem em áreas distantes de onde aconteceu o trauma.
Esse é um dos motivos da importância de ser avaliado por um cirurgião experiente, que poderá fazer um diagnóstico preciso e, assim, traçar um plano de tratamento que irá restabelecer as condições pré-trauma da melhor maneira possível.